Multimedia
Audio
Video
Photo

O quê representará a ALCA?

vieuxcmaq, Miércoles, Septiembre 12, 2001 - 11:00

erick Erick da Silva (erickdasilva@yahoo.com.br)

O mercosul, e todos os demais países latino-americanos, com exceção de Cuba, estão sendo pautados pelos Estados Unidos a cerca da implementação de uma zona de livre comércio das Américas, a ALCA. Onde os EUA, almejam o fim de todas as já mínimas proteções comerciais latino-americanas, entre outras solicitações de mesmo objetivo

O quê representará a ALCA?

As negociações para a criação de uma área de livre comércio das Américas(ALCA), tiveram o seu inicio em 1994, sendo estas conduzidas sob completo sigilo. Em uma tratativa que envolve 34 países da América Latina(a exceção de Cuba).
Após aprovada a ALCA irá gerar uma série de regras a fim de introduzir um novo centro de poder comercial com nova autoridade de alcance geral sobre todos os aspectos da vida nas Américas. Foi explicitado em uma declaração que acompanhou a cúpula original de Miami em 1994, sob forma de uma Declaração, onde foi obtido acordo em uma série de fatores, em que se destaca os pontos sobre: integração econômica do hemisfério; promoção da integração dos mercados de capital; concordância com a Organização Mundial do Comércio(OMC); eliminação de subsídios de exportação de produtos agrícolas; eliminação de barreiras ao investimento estrangeiro; a formação de uma estrutura legal que protegerá investidores e seus investimentos(inclusive sobre futuros investimentos que possam vir a ocorrer); novas negociações para a inclusão de serviços.
Fundamentalmente o projeto ALCA é uma expansão do atual NAFTA, baseado em novos e duros dispositivos da OMC. Que acabam por gerar uma via de mão única, onde apenas uma das partes envolvidas se beneficiará, que são os EUA. Sendo a nação mais desenvolvida em todos os seus setores econômicos, ela tiraria um grande número de vantagens tanto econômicas quanto políticas, dando-lhes um maior controle deste lado do hemisfério. Para o Brasil, sob nenhum aspecto a assinatura deste acordo viria a lhe trazer benefícios, a adesão a um tratado desta natureza somente acarretará uma ainda maior desestruturação do sistema econômico nacional.
O interesse dos EUA em que fosse antecipado para 2003 a sua implementação, apenas evidencia o grande interesse dos norte-americanos sobre a questão. Uma serie de medidas que estão sendo postas colocaram o país em uma condição de ainda maior subserviência frente o capital financeiro, impondo uma maior desigualdade social e uma redução paulatina da produção local.



CMAQ: Vie associative


Collectif à Québec: n'existe plus.

Impliquez-vous !

 

Ceci est un média alternatif de publication ouverte. Le collectif CMAQ, qui gère la validation des contributions sur le Indymedia-Québec, n'endosse aucunement les propos et ne juge pas de la véracité des informations. Ce sont les commentaires des Internautes, comme vous, qui servent à évaluer la qualité de l'information. Nous avons néanmoins une Politique éditoriale , qui essentiellement demande que les contributions portent sur une question d'émancipation et ne proviennent pas de médias commerciaux.

This is an alternative media using open publishing. The CMAQ collective, who validates the posts submitted on the Indymedia-Quebec, does not endorse in any way the opinions and statements and does not judge if the information is correct or true. The quality of the information is evaluated by the comments from Internet surfers, like yourself. We nonetheless have an Editorial Policy , which essentially requires that posts be related to questions of emancipation and does not come from a commercial media.