Multimedia
Audio
Video
Photo

DA CRIATIVIDADE COMO IDEALIDADE ÀS CONDIÇÕES REAIS DA CRIATIVIDADE

Anonyme, Jeudi, Mai 30, 2002 - 09:39

Francisco Trindade

A dimensão da criatividade individual presente no produto cultural desenrola-se ela própria sobre o fundo mais vasto das condições gerais da criação num momento histórico determinado e para uma classe social determinada.

DA CRIATIVIDADE COMO IDEALIDADE ÀS CONDIÇÕES REAIS DA CRIATIVIDADE
A dimensão da criatividade individual presente no produto cultural desenrola-se ela própria sobre o fundo mais vasto das condições gerais da criação num momento histórico determinado e para uma classe social determinada.
É assim, por exemplo, que a genialidade, apesar de incomensurável com a média geral (por isso mesmo é dita genialidade), se não pode definir exclusivamente em termos de incomensurabilidade. Ela é o excepcional, e por isso distinta, mas ela também guarda algo de comum e de comunicável, sem o que jamais conseguiria materializar-se. Por mais inovador que seja, o compositor, por exemplo, inscreve-se sempre numa tradição musical - que, sem dúvida, poderá revolucionar, por meio de novos temas, técnicas, concepções, etc - utiliza materiais diversos que ele próprio não criou inteiramente, uma linguagem, preocupações estéticas, morais ou políticas, etc.
A criação cultural nunca se desenvolve, pois, no vazio. Ela surge de e em condições bastante precisas, em diálogo com as quais se mantém ao longo da elaboração ou modelação em que consiste. Estas condições não se opõem, de modo algum, a uma perspectiva de criação; muito pelo contrário, constituem a sua possibilidade real.
Contrariamente a certas das tais evidências dominantes, a existência de condições não é um obstáculo insuperável para a criação, que a impeça de poder verificar-se. É, sim, possibilidade indispensável de criação. Só há criação, transformação a partir de determinadas condições dadas. Não querer reconhecê-lo é perder de vista qualquer possibilidade de vir a considerar a criação enquanto fenómeno social real, para a condenar irremediavelmente a um desterro para as longínquas paragens da unificação ou da mistificação.
Porém, uma vez arredada a teia obscurantista dos preconceitos que tendem a encarar a criação artística como um produto ex nihilo engendrado no céu limpo e "puro" da fantasia espiritual, indispensável se torna ainda mostrar o modo concreto por que, na verdade, ela é repetidamente levada a cabo no plano cultural das sociedades humanas.
O artista não é, de forma alguma, um ser estranho que paira acima, ou adiante, da sociedade. A sua condição originária é a de um ser social, como no fundo, a de todo e qualquer homem.
Se ele é ou se sente marginalizado, se se encontra "adiantado" relativamente à sua época, ou incompreendido no seu poder visionário, isso não significa que ele esteja fora ou além da sociedade. Significa, sim, que essa é a forma concreta de uma sua determinada maneira de se relacionar com ela.
Para ver todo o texto ir a: http://www.franciscotrindade.com/francis/html/front.htm

www.franciscotrindade.com


Dossier G20
  Nous vous offrons plusieurs reportages indépendants et témoignages...

Très beau dessin: des oiseaux s'unissent pour couper une cloture de métal, sur fonds bleauté de la ville de Toronto.
Liste des activités lors de ce
« contre-sommet » à Toronto

Vous pouvez aussi visiter ces médias alternatifs anglophones...

Centre des médias Alternatifs Toronto
2010.mediacoop.net


Media Co-op Toronto
http://toronto.mediacoop.ca


Toronto Community Mobilization
www.attacktheroots.net
(en Anglais)

CMAQ: Vie associative


Collectif à Québec: n'existe plus.

Impliquez-vous !

 

Ceci est un média alternatif de publication ouverte. Le collectif CMAQ, qui gère la validation des contributions sur le Indymedia-Québec, n'endosse aucunement les propos et ne juge pas de la véracité des informations. Ce sont les commentaires des Internautes, comme vous, qui servent à évaluer la qualité de l'information. Nous avons néanmoins une Politique éditoriale , qui essentiellement demande que les contributions portent sur une question d'émancipation et ne proviennent pas de médias commerciaux.

This is an alternative media using open publishing. The CMAQ collective, who validates the posts submitted on the Indymedia-Quebec, does not endorse in any way the opinions and statements and does not judge if the information is correct or true. The quality of the information is evaluated by the comments from Internet surfers, like yourself. We nonetheless have an Editorial Policy , which essentially requires that posts be related to questions of emancipation and does not come from a commercial media.